Como saber se uma tigela de cerâmica é resistente ao forno

Pin
Send
Share
Send

Tigelas de cerâmica servem como assadeiras para mini-caçarolas, tortas, molhos quentes e outros pratos, desde que não deixem de ir ao forno. Caso contrário, você ficará com danos no esmalte da cerâmica, ou pior - por exemplo, um forno revestido em sua caçarola de espinafre e queijo de cabra e coberto com as ruínas de sua tigela.

Por que algumas tigelas de cerâmica resistem ao calor do forno enquanto outras se quebram? Como a palavra "_ceramic_" é muito mais ampla do que você imagina no marketing de louças. Uma tigela de cerâmica é qualquer item feito com argila e endurecido pelo fogo - incluindo porcelana de ossos, porcelana, grés e louça de barro - e qualquer uma delas pode ser finalizada com um esmalte que é seguro para o forno ou não.

Entendendo Cerâmica

A composição e processo de queima utilizados para porcelana de ossos, uma mistura de argila e cinza de osso, e louça de barro, uma combinação de argila e areia, significa que ambos raramente protegem o forno. Mas a composição e o processo de fabricação usados ​​para porcelana, feito de argila de caulim, e grés, uma mistura de argilas leves e duráveis, geralmente resulta em tigelas e pratos refratários.

Embora as cerâmicas de porcelana e grés possam ser seguras ao forno, o acabamento da tigela é o fator decisivo. Alguns esmaltes decorativos incluem chumbo ou cádmio tóxico, que, quando expostos à temperatura do forno, absorvem os alimentos. Outros esmaltes não criam uma vedação à prova d'água, deixando a argila porosa mais sensível às mudanças de temperatura, pois absorve e libera a umidade.

Investigando sua tigela

Descobrir que tipo de tigela de cerâmica você tem é muito fácil se você comprou a tigela ou conhece o fabricante, mas descobrir que tipo de esmalte foi usado costuma ser difícil ou impossível. Por esse motivo, use as diretrizes do fabricante para determinar se sua tigela específica é segura para o forno.

  1. Olhe para o fundo da tigela. As peças de louça à prova de forno têm anotações como "cofre do forno" ou fotos de fornos no fundo. Se você observar linhas onduladas e uma temperatura abaixo de 300 graus Fahrenheit, a tigela poderá ser mantida quente em um forno de baixa temperatura, mas não deve ser usada para assar alimentos.
  2. Verifique o guia de cuidados que acompanha sua tigela ou conjunto. Anotará se a peça é segura para o forno e, em caso afirmativo, como usá-la no forno.
  3. Consulte o site do fabricante se você perdeu o guia de uso e cuidados. Instruções de cuidados e uso podem ser encontradas na página do produto ou na página de perguntas frequentes da empresa.
  4. Seja cauteloso com antiguidades. Qualquer coisa feita antes de 1970 não deve ser usada em um forno, mesmo que o fundo da tigela afirme que é seguro para o forno. Antes de 1970, os fabricantes costumavam usar ingredientes radioativos e outros prejudiciais nos esmaltes, e eles podem contaminar os alimentos quando expostos ao calor.

Usando tigelas seguras ao forno

Tigelas de cerâmica à prova de forno são mais mimadas do que assadeiras ou caçarolas. A maioria dos fabricantes indica 350 graus Fahrenheit como a temperatura máxima de cozimento, mas você também deve ter cuidado ao pré-aquecer o forno e manusear a tigela.

  • Pré-aqueça o forno com cuidado. Quando um forno pré-aquece, ele usa uma temperatura mais alta do que a definida para atingir rapidamente a temperatura desejada de cozimento. Como isso afeta a temperatura das prateleiras e paredes, que podem ser mais quentes que o ar no forno, alguns fabricantes de tigelas de cerâmica afirmam que é necessário aquecer o forno a 225 por 10 minutos antes de colocar o forno na temperatura desejada e deixar o forno acabamento de pré-aquecimento.
  • Não ligue o frango. A cerâmica não suporta o calor direto. Usar um frango ou colocar a tigela no fogão pode fazer com que ela exploda.
  • Verifique se a tigela está em temperatura ambiente antes de colocá-la no forno. A cerâmica pode ser danificada por mudanças repentinas de temperatura, como ir direto da geladeira para o forno pré-aquecido.
  • Cuidado ao remover a tigela do forno. A cerâmica quente, por mais durável que seja, pode rachar ou explodir se for colocada ou exposta a uma superfície molhada ou fria.

Pin
Send
Share
Send