A toxicidade da tinta látex

Pin
Send
Share
Send

Nos últimos anos, as pessoas tornaram-se cada vez mais conscientes dos perigos dos produtos e substâncias comuns. Carpetes, alimentos embalados, produtos químicos domésticos e até tinta agora demonstraram riscos à saúde. Desde a década de 2000, a popularidade das tintas com zero e baixo teor de COV questiona o quão tóxicas são as tintas látex padrão.

A tinta látex é uma tinta à base de água que é uma alternativa menos tóxica às tintas à base de óleo.

Recursos

As tintas são feitas de uma mistura de pigmentos, cargas e solventes. Esses solventes ajudam a espalhar os pigmentos e reduzem o desenvolvimento de fungos e bactérias. As tintas de látex usam principalmente água como solvente, o que as torna uma alternativa muito menos tóxica às tintas à base de óleo. A Agência de Proteção Ambiental dos EUA afirma que as tintas látex interiores solúveis em água têm baixa toxicidade se ingeridas em pequenas quantidades. Eles também limpam com água, portanto, a limpeza não requer solventes nocivos.

Tipos

Embora a tinta látex interna não seja altamente tóxica, a tinta látex externa pode conter mercúrio para uso como conservante e biocida que mata bactérias. Embora as empresas de tintas tenham removido voluntariamente o mercúrio das fórmulas externas de látex, ainda é legal que elas contenham mercúrio. Por esse motivo, a tinta látex externa nunca deve ser usada em ambientes fechados. Isso evita qualquer risco possível de exposição prolongada ao mercúrio, que pode afetar o sistema nervoso de crianças e adultos.

Efeitos

O principal problema da tinta látex para interiores não é a tinta em si, mas os vapores liberados pela tinta à medida que seca e ao longo do tempo. Os vapores são feitos de compostos orgânicos, ou COV, que são gases como benzeno, formaldeído e tolueno. Os gases reais dependem da fórmula da tinta. Geralmente, quanto mais pintada e brilhante for a tinta, mais VOCs são liberados.

Teorias / Especulação

Os COV causam reações na maioria das pessoas, mas afetam especialmente crianças, idosos, pessoas com sistema imunológico comprometido e mulheres grávidas. A Associação Americana de Gravidez recomenda que as mulheres grávidas não pintem ou fiquem perto dos vapores da tinta. Os COV, especialmente o formaldeído, são responsáveis ​​por causar dores de cabeça, náusea, fadiga e irritação nos olhos, nariz e garganta. De acordo com um artigo de 2006 no Vancouver Sun, os VOCs podem até ser responsáveis ​​por doenças hepáticas e câncer de pulmão.

Prevenção / Solução

A melhor maneira de minimizar o risco de VOCS é usar fórmulas de tinta látex com baixo e zero VOC. É essencial abrir janelas e portas ao pintar para obter ventilação máxima e fazer muitas pausas para o ar fresco. Se possível, coloque um ventilador de caixa com o fluxo de ar direcionado para fora em uma janela aberta para remover alguns dos vapores. Pinte os objetos para fora e não os traga para dentro até que a tinta tenha secado.

Pin
Send
Share
Send