Como determinar a idade dos feixes de madeira em um celeiro

Pin
Send
Share
Send

Se você está planejando demolir um antigo celeiro, possivelmente porque se tornou instável e inseguro ou possivelmente porque você precisa da área cultivada para outro propósito, pode ser que seja necessário documentar o celeiro, seus materiais e sua idade para satisfazer uma demanda. ordenança local de preservação. Mesmo que você não esteja planejando demolir o estábulo e esteja simplesmente pesquisando a história local ou buscando mais informações sobre sua propriedade, determinar a idade das vigas de madeira lhe dirá muito sobre a história da estrutura.

Sinopse do Projeto

Passo 1

Observe a construção geral do estábulo e determine se foi uma construção pós-viga ou pós-tensão, ou alguma combinação desses - ou outros - métodos. Duas coisas importantes a serem lembradas são que os métodos de construção se sobrepuseram e podem representar uma influência regional ou as preferências do construtor: nem todas as residências no estilo do italiano alto são do período intermediário da era vitoriana, nem todas as residências do período intermediário período da era vitoriana do estilo italiano alto.

Passo 2

Examine as marcas de serra e corte visíveis nas vigas; uma lupa pode ser útil nesse empreendimento. Como qualquer lâmina corta a madeira, deixa marcas; uma serra de cova, serra de corte e serra circular deixam cada um um tipo muito diferente de marca. A serra de caixa deixava marcas irregulares e irregulares e estava em uso desde os primeiros dias do assentamento americano; a serra cortada deixou marcas grandes e regulares de "para cima e para baixo" - foi acionada por uma roda d'água - madeira com esse tipo de marcação é encontrada com mais freqüência na costa leste e pode ser datada de 1600 até meados do século XIX - e a serra circular deixou uma estranha marca circular aparecendo na madeira serrada depois de 1860. e há variações pares em cada tipo de serra. O tipo e o caráter dessas marcas geralmente indicam que tipo de lâmina foi usada e talvez até informações sobre o serrador e seu equipamento.

Os pregos mais comuns encontrados em estruturas antigas

Estude quaisquer pregos ou parafusos visíveis. As unhas forjadas à mão geralmente datam de antes de 1800; de quatro lados, com uma ponta afiada distinta, a cabeça era formada por golpes de martelo que deixavam um padrão distinto em forma de flor, fazendo com que essas unhas às vezes fossem chamadas de "unhas de cabeça de rosa. Unhas cortadas foram cortadas a partir de uma única folha de são de três lados: datam de 1791 e ainda estão disponíveis hoje, como um pedido especial.os pregos de arame - ainda hoje usados ​​hoje - apareceram por volta de 1900. Os parafusos apareceram por volta de 1720, eram feitos à mão e geralmente muito O parafuso fabricado à máquina que conhecemos hoje apareceu em cerca de 1860.

Passo 4

Entenda que não é uma ciência exata: o tom e a pátina da madeira podem dizer a idade, mas também podem enganar. Como todo material orgânico, a madeira escurece à medida que envelhece. No entanto, se a madeira tiver sido exposta, mesmo que indiretamente, a fumaça ou calor (de uma lanterna de querosene, por exemplo), ela escurecerá com a mesma facilidade, embora seja mais provável que a escuridão seja localizada em algo tão grande quanto uma viga em um celeiro . Normalmente, determinar a idade apenas pelo tom ou pátina requer os serviços de um especialista.

Etapa 5

Considere contratar um profissional, para obter ainda mais precisão com o uso da datação por radiocarbono - o método do carbono-14 - que exige treinamento e equipamentos especializados para datar amostras orgânicas como a madeira, embora existam laboratórios que datarão uma amostra de madeira para um preço. No entanto, esse método só revela quando a árvore da qual a viga foi cortada morreu. No início da América, não era incomum usar madeira morta para construção, uma vez que a madeira era menos propensa a apodrecer, mais leve para transportar e mais fácil de cortar.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Instalação fechadura para porta de correr embutida SCIVOLA 3 (Abril 2024).