Como remover a tinta da madeira

Pin
Send
Share
Send

A remoção de tinta velha é um mal necessário ao repintar ou repintar móveis usados.

Uma camada de tinta fica ótima em um pedaço de madeira apenas até que não aconteça, que é quando envelhece o suficiente para começar a desbotar, rachar e descascar. Você pode trazer de volta os bons tempos com uma nova camada de tinta, é claro; mas não é uma boa ideia pintar sobre tinta rachada e descascada; portanto, remova primeiro as coisas antigas. Além disso, se você quiser expor a madeira e aplicar uma mancha ou um acabamento transparente, a tinta definitivamente terá que desaparecer. O melhor método para remover a tinta depende não apenas da tinta, mas também da forma da madeira e da sua acessibilidade. Remover a pintura da superfície de um armário ou de uma mesa é algo totalmente diferente do que tirá-la de um balaústre de ferro forjado ou dos beirais de uma antiga casa de tábuas.

Você tem várias opções para remover tinta. Um dos mais conhecidos é usar um decapante químico, dos quais existem vários produtos, cada um com seus prós e contras. Você pode até inventar sua própria stripper usando ingredientes comprados em lojas, embora a abundância de produtos prontos faça isso desnecessário. Você também pode usar calor ou simplesmente lixar ou raspar a tinta. Qualquer um desses métodos pode, por si só, remover a maior parte da tinta antiga e preparar o material para repintar. Se seu objetivo é expor completamente a madeira e aplicar manchas ou vernizes, espere usar uma combinação de métodos.

Verifique o chumbo antes de começar

Um swab LeadCheck pode alertá-lo imediatamente sobre a presença de chumbo.

O chumbo era um ingrediente comum em tintas antes de 1978, quando os reguladores do governo, reconhecendo sua toxicidade, proibiram seu uso em todos os produtos de tintas residenciais. É provável que qualquer tinta antiga que anteceda a proibição contenha chumbo, e você não deseja usar um método de remoção de tinta que crie poeira no ar ou ponha em risco crianças e animais de estimação, sujando os arredores com lascas de tinta carregadas de chumbo.

Você pode verificar o chumbo usando um cotonete LeadCheck disponível na maioria das lojas de material de construção. Esfregue o cotonete sobre a superfície pintada e verifique a cor. Se ficar vermelho, a tinta contém chumbo. Porém, esse método não é muito confiável se a tinta em si for rosa ou vermelha e, nesse caso, é melhor raspar cuidadosamente uma amostra do tamanho de uma colher de chá e enviá-la ao laboratório para testes. Você pode comprar um kit de teste na mesma tomada que fornece uma bolsa para guardar a amostra e um envelope pré-endereçado. Espere esperar algumas semanas pelos resultados. Um resultado positivo não significa que você não pode remover a tinta, mas limita os métodos que você pode usar para fazê-lo.

Dicas para usar decapantes químicos

Os decapantes químicos de trabalho mais rápido também são os mais perigosos.

Os decapantes químicos funcionam suavizando a tinta e afrouxando sua ligação à madeira, para que você possa raspar. Eles são uma boa opção de remoção quando a tinta com chumbo está presente. O ingrediente ativo nas formulações tradicionais de stripper é cloreto de metileno, e este produto químico altamente cáustico e tóxico ainda está em uso hoje. Funciona de forma rápida e eficaz, mas produz fumos perigosos e pode queimar facilmente a pele, portanto, não é mais a recomendação número um. Entre alternativas mais seguras estão os produtos que contêm Álcool benzílico e N-metil-2-pirrolidona (NMP), que é um ingrediente em decapantes à base de citros. O preço pago por formulações de decapagem mais seguras é que elas funcionam mais devagar e você pode precisar de mais produtos para fazer o trabalho.

O procedimento básico para decapagem química é espalhar o produto na superfície pintada com um pincel, esperar a tinta amolecer e borbulhar e raspar com um raspador de tinta. Pode ser necessário aguardar de 30 minutos a 12 horas antes da raspagem, dependendo do produto e das condições da tinta. Depois de usar uma stripper, você deve molhar a madeira com água para neutralizar qualquer resíduo que permaneça. Sempre descarte a massa pegajosa de tinta raspada como resíduo perigoso, especialmente se a tinta contiver chumbo.

O calor está ligado

Uma pistola de calor é um método comum para remover tinta.

Outra maneira de remover com segurança a tinta que contém chumbo, assim como qualquer outro tipo de tinta, é aquecê-la com uma pistola de calor, um decapante de tinta por infravermelho ou um decapador de vapor.

Pistolas de calor são como secadores de cabelo potentes que expelem ar quente concentrado na tinta, suavizando-a para que você possa raspar. Como aumenta a temperatura da superfície de forma rápida e dramática, você deve manter a pistola em movimento para evitar acender a tinta e a madeira abrasadora. Em um procedimento típico, você segura a arma em um local por 10 a 20 segundos e depois a move para outro local enquanto raspa a tinta da que acabou de ser aquecida.

A descascador infravermelho funciona da mesma maneira, mas não aquece a tinta ou a madeira o suficiente para iniciar um incêndio, por isso é uma opção mais segura. O problema com os decapadores de infravermelho é que eles são volumosos e não são realmente uma opção para descascar móveis. Eles funcionam muito bem em superfícies grandes e planas, como tapume da casa e acabamentos externos. O procedimento para usar um é o mesmo que para usar uma pistola de calor.

Decapantes a vapor são ferramentas de remoção de tinta para serviços pesados ​​usadas principalmente para tapume, decks e outras superfícies externas. A temperatura do vapor nunca sobe acima de 212 graus Fahrenheit. Embora não exista perigo de incêndio, pode haver um problema com a saturação da umidade da madeira. O vapor emulsifica a tinta para que você possa raspar, mas pode causar deformações. A decapagem a vapor é melhor utilizada em materiais como fibrocimento, concreto e metal.

Raspagem e Lixagem

Um raspador de tinta rígido pode ser tudo o que você precisa para remover a tinta de uma superfície plana.

Não importa qual método de remoção de tinta você use, haverá raspagem e lixamento e, em alguns casos, você pode até ignorar os produtos químicos ou aquecer completamente. Uma lixadeira de cinto ou almofada com lixa média ou grossa pode remover tinta solta e lascada de praticamente qualquer superfície, desde que não tenha cantos muito apertados para o acesso da ferramenta. Se você precisar lixar detalhadamente uma peça de madeira torneada ou uma peça de molde com contornos, encaixe um tambor de lixar em uma broca ou em uma ferramenta rotativa. Use uma leve pressão ao lixar para evitar alterar a forma da madeira.

Um raspador também pode fazer um trabalho curto de uma superfície plana com uma camada de tinta solta. Os raspadores vêm em vários estilos, incluindo raspadores de tinta plana, ferramentas 5 em 1 que possuem várias arestas e formas que permitem que a ferramenta acesse cantos e puxe raspadores. Os raspadores planos são excelentes na remoção rápida de tinta solta e descascada. Se a tinta que você deseja remover ainda estiver dura e em boas condições, um raspador de tração é a melhor ferramenta para raspá-la. Mantenha um arquivo à mão para manter a borda do raspador afiada.

A raspagem geralmente deixa pequenos pedaços de tinta embutidos no grão de madeira. Geralmente, você pode tirá-las usando um solvente, como solvente de tinta, solvente de laca ou álcool. Umedeça um pano ou uma esponja abrasiva e esfregue para obter a maior parte da tinta, depois faça uma lixadeira para obter o restante e suavizar o grão de madeira.

Raspar e lixar muitas vezes andam de mãos dadas. Depois que as lascas de tinta soltas são removidas, a lixa elétrica ou manual pode ser usada para "destacar" as bordas onde a tinta permanece, criando uma superfície lisa para a nova camada de tinta aderir.

Raspar e lixar não são o método a ser usado se você tiver tinta com chumbo. A raspagem deixa lascas que os animais ou as crianças podem comer e o pó da areia pode ser inalado, fazendo com que você ingira níveis perigosos de chumbo.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: 3 formas de remover tinta - Reforma da Bancada - #DIY #oficinadecasa (Pode 2024).