Como as plantas armazenam excesso de açúcar?

Pin
Send
Share
Send

Todos os organismos vivos são formados a partir de unidades chamadas células. Todas as células contêm DNA para criar outras células. As células são semipermeáveis, o que significa que elas permitem que algumas substâncias passem pela membrana e negam acesso a outras. As células vegetais são um pouco mais complexas. Eles têm subseções internas conhecidas como organelas e microfibras que formam um citoesqueleto em um núcleo ligado à membrana que contém DNA. Os açúcares não utilizados nas plantas são armazenados como amido. O amido é considerado um açúcar complexo.

Como as plantas armazenam excesso de açúcar?

Plantas, células e amido

A parede celular

A parede celular de uma planta possui uma barreira contra a qual a membrana pressiona e que é usada para manter uma estrutura rígida. Dentro da planta, o excesso de açúcar é armazenado como amido. Os amidos são reconhecidos como o principal componente dos alimentos ingeridos no corpo humano, para serem utilizados como energia ou armazenados como gordura. Da mesma forma, a planta usa esses amidos como fontes de alimento armazenadas. Em caules de plantas lenhosas, o amido também é armazenado para uso posterior como energia. As árvores são conhecidas por criar açúcar através da fotossíntese; o açúcar não utilizado é transportado através do floema, armazenado no tronco ou nas raízes como amido e depois transformado em açúcar para ser usado novamente como energia no início de uma nova primavera.

Glicose

As unidades de glicose nas plantas estão ligadas em ligações lineares. Sempre que as plantas precisam de energia para o trabalho celular, hidrolisam o amido armazenado, liberando as subunidades de glicose. O polímero estrategicamente ramificado de glicose usado neste processo é conhecido como amilopectina; ele e amilose compõem os dois principais componentes do amido. O próprio amido é feito de pelo menos 70% de amilopectina, constituindo a maior parte da planta utilizada para armazenamento de energia.

Pin
Send
Share
Send