O que causa o mofo em uma panela de barro?

Pin
Send
Share
Send

O que causa mofo em uma panela de barro? Vários culpados em potencial podem fazer com que um filme de mofo cresça em diferentes partes do seu fogão lento. Os fogões lentos são seguros para o preparo dos alimentos, mas as técnicas de cuidado, limpeza e armazenamento usadas podem levar ao crescimento de mofo.

A limpeza e manutenção completas de um fogão lento evitam o crescimento de fungos.

Acúmulo de umidade preso

A umidade se acumula dentro da panela, enquanto cozinha os alimentos. Isso ocorre porque o calor da panela faz com que o conteúdo de água, presente em todos os alimentos, evapore como vapor. Esse vapor escapa se a panela estiver aberta, mas muitas receitas exigem uma tampa fechada.

Depois de desligar o elemento de aquecimento, a umidade fica na panela com a comida, criando o ambiente perfeito para o crescimento do mofo. Evite isso removendo a tampa quando os alimentos estiverem cozidos e servindo enquanto ainda estiver quente.

Sobras de alimentos negligenciados

Armazenar as sobras em um fogão lento, em vez de em um recipiente hermético, pode desenvolver mofo mais rapidamente do que aqueles armazenados adequadamente. Além disso, as sobras deixadas por mais tempo do que a vida útil da refeição preparada, mesmo que refrigeradas, crescem bolor quando começam a se decompor.

Os refrigeradores inibem o crescimento de mofo durante o prazo de validade dos alimentos, quando o alimento estiver adequadamente contido. Mas geladeiras são escuro e úmido, que fornece um terreno fértil para mofo em qualquer alimento que comece a se decompor. A mesma umidade presente no cozimento na panela de barro permanece com a comida se todo o dispositivo, com comida, for colocado na geladeira, o que poderia aumentar as chances de mofo no recipiente.

Cuidados inadequados com a panela de barro

Quando terminar de cozinhar e servir os alimentos que você preparou em sua panela de barro, você precisará lavar a bacia interna de grés com água quente e sabão. Não remover os vestígios de alimentos, sucos e molhos de carne pode levar ao crescimento de mofo; especialmente quando você armazena o fogão lento em um armário escuro com comida ainda sobre ele.

Mesmo em sua bancada, o mofo pode crescer sobre os alimentos que você deixa para a noite quando o elemento de aquecimento não está ligado. Esse processo ocorre mais rapidamente durante os meses de verão, pois o ar quente pode acelerar o crescimento de mofo.

Armazenamento inadequado do fogão lento

Se você armazenar sua panela quando não estiver em uso por longos períodos de tempo, a localização é a chave para impedir o crescimento de fungos. UMA armário seco ou armário de armazenamento irá mantê-lo limpo e seco, desde que você o lave e seque antes de armazená-lo. Uma área úmida, como um porão ou despensa, pode expor a panela à umidade adicional e fazer com que a água se acumule e desenvolva mofo.

Remoção do molde na panela de barro

Livre-se do mofo nas panelas, limpando primeiro dentro do vaso de grés com água morna e sabão. Deixe a água descansar por 10 ou 15 minutos para soltar detritos teimosos e depois limpe-os com uma esponja. Enxágue.

Após limpar o molde das panelas, desinfecte-o com uma mistura de 1 colher de chá de água sanitária misturado em um galão de água. Encha a panela com a solução e deixe descansar por alguns minutos, depois despeje o líquido. Lave a panela e deixe secar completamente antes de guardá-la.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Como lavar à sua panela de barro, de forma saudável (Abril 2024).