O que é tecido de poliuretano?

Pin
Send
Share
Send

O tecido de poliuretano, ou tecido PUL, é um tecido impermeável, normalmente poliéster, mas pode ser algodão ou um material de polilinha laminado a quente para uma camada de poliuretano. É leve e extremamente durável. Esses tecidos são utilizados em diversas indústrias, desde empresas médicas até a fabricação de fraldas e desgaste ativo.

O poliuretano é usado em produtos marítimos, como botes salva-vidas, devido às suas propriedades estanques.

Propriedades

Os tecidos de poliuretano são leves e respiráveis

Os tecidos de poliuretano são leves e respiráveis. Normalmente, as roupas feitas com este tecido são projetadas para manter suas propriedades por pelo menos 100 ciclos na lavadora e secadora, sem danificar o material. É flexível e fácil de trabalhar, e foi originalmente projetado para uso em hospitais, onde era necessário um tecido reutilizável resistente e também à prova d'água. Os tecidos de poliuretano podem ser fabricados em diferentes espessuras, dependendo do uso pretendido. Por exemplo, o tecido usado nas fraldas pode ser mais fino que os tecidos usados ​​para equipamentos de camping. Os tecidos de poliuretano são fabricados para apresentar uma variedade de características. Nas situações em que é provável o contato com o combustível, o tecido pode ser retardador de fogo. Também é hermético para resistir à água e à umidade e é resistente à abrasão.

Cuidados e Limpeza

Cuidados e Limpeza

O tecido de poliuretano é extremamente durável e, por bloquear a umidade, muitas vezes as manchas podem ser removidas com sabão e uma esponja macia e úmida. Misturas resistentes a solventes podem ser limpas com álcool mineral ou alvejante diluído. Produtos químicos agressivos, como acetona ou vinagre, podem afetar a aparência do tecido na superfície. Normalmente, itens feitos com tecido de poliuretano terão instruções de cuidados na etiqueta que se adequam à mistura específica de tecido usado, mas a maioria pode ser colocada em uma máquina de lavar com detergente comum.

Usos

Usos

Os tecidos de poliuretano são usados ​​em muitas indústrias, dependendo dos recursos adicionados durante a fabricação. Eles são um material primário para colchões de ar médicos, coberturas, coletes salva-vidas e barcos, e são usados ​​em barras de óleo e como roupas de proteção para aplicações industriais. A indústria de fraldas usa tecidos de poliuretano para substituir fraldas descartáveis ​​e também é usada para fazer lancheiras e sanduíches. É usado na fabricação de capas de colchão, capas de chuva e equipamentos de camping.

Ambientalmente amigável

Ambientalmente amigável

Materiais semelhantes, como o PVC, contêm cloreto e não são biodegradáveis. O tecido de poliuretano não usa solventes, portanto não produz toxinas prejudiciais e a maior parte do material eventualmente se deteriora. É um material forte capaz de suportar calor e umidade, o que significa que o desperdício é reduzido, porque um único item de poliuretano, como um colete salva-vidas, pode ser usado repetidamente por períodos mais longos do que outros materiais.

Pin
Send
Share
Send