O que é melhor - tinta de concreto ou mancha de concreto?

Pin
Send
Share
Send

Nem todos os especialistas em melhoramento da casa concordam com o que é melhor, tinta ou mancha de concreto, porque depende dos resultados desejados. A mancha de concreto incorpora a superfície para colori-la de forma translúcida, enquanto a tinta opaca cobre a parte superior do concreto, mas é sujeita a lascas e descamação quando aplicada incorretamente. As manchas de concreto ficam mais rápidas, secam mais rápido e exigem menos trabalho que a tinta de concreto, mas não oferecem proteção significativa. Uma tinta projetada para alvenaria - uma tinta elastomérica - cobre e protege a superfície do concreto e evita o atrito com a umidade, e não lasca ou descasca se a superfície do concreto estiver adequadamente preparada. No final, a opção que funciona melhor depende de onde você deseja usar o produto.

Crédito: Noi_Pattanan / iStock / GettyImagesO que é melhor - tinta ou mancha de concreto?

Manchas de concreto

Com dois tipos básicos de manchas de concreto, a opção mais fácil é a mancha à base de água que continua rapidamente após a limpeza do concreto. Geralmente, requer um selante após a aplicação para evitar desbotamento. As manchas à base de ácido reagem aos ingredientes do concreto, oferecem menos opções de cores do que as manchas à base de água e são um pouco mais complicadas de usar. Manchas à base de água podem exigir mais de uma aplicação da mancha, se você quiser aprofundar a cor. Manchas de concreto oferecem uma opção de decoração para colorir pisos de concreto, mas na verdade não protegem o concreto. As manchas à base de ácido podem ser perigosas durante a aplicação e causar irritação severa na pele, olhos e pulmões. É necessário o uso de máscaras, luvas pesadas e equipamentos de proteção.

Tinta de concreto

As tintas de concreto cobrem e protegem completamente a superfície do concreto, mas exigem muito trabalho de preparação. Antes de aplicar uma tinta de concreto, limpe-a com desengordurantes para eliminar manchas de óleo ou graxa, seguidas de ácido muriático para remover qualquer produto químico de cura na superfície do concreto. (O ácido muriático é extremamente perigoso se inalado e a exposição prolongada pode causar insuficiência circulatória. Tenha cuidado e leia todas as instruções antes de trabalhar com ácido muriático.) Sele o concreto com um produto de selador para impedir a retenção de umidade antes de aplicar uma tinta de concreto. . A tinta de concreto funciona para aplicações internas e externas, assim como uma mancha de concreto.

Tintas Epóxi

Os fabricantes criaram produtos de revestimento de piso de concreto epóxi em duas partes que não exigem que você sele ou prepare o concreto com antecedência - desde que esteja limpo. Muitas pessoas escolhem essa opção para pisos de garagem. O revestimento epóxi deixa uma superfície brilhante às vezes impregnada com pedaços de cores ou agregados para dar um toque decorativo. Essas superfícies seladas podem durar muito tempo quando cuidadas adequadamente. Como as outras opções, o epóxi é perigoso ao aplicar, e a área deve ser bem ventilada ao trabalhar.

Prós e contras

Manchas de concreto funcionam bem em superfícies internas ou externas para adicionar cor ao concreto; quando selados e polidos, criam um piso de alto brilho, uma solução mais fácil de usar para pisos decorativos internos ou pátios externos. Como as manchas são translúcidas, elas não escondem nenhuma das falhas do concreto. As tintas de concreto também fornecem um toque decorativo, mas são mais adequadas para aplicações em que o concreto também precisa de vedação e proteção - dentro de uma garagem ou porão, por exemplo, ou onde você deseja ocultar superfícies danificadas ou manchadas. A tinta epóxi é usada de maneira semelhante às resinas, na medida em que você adiciona um catalisador para ativá-lo. Esses produtos funcionam melhor em áreas de uso intenso, como pisos de garagem ou oficina. A desvantagem dessas tintas é que você deve aplicar toda a tinta depois de adicionar o catalisador, porque uma vez que endurece, fica inutilizável. Todos os produtos têm preocupações de segurança que devem ser consideradas, uma vez que alguns dos produtos químicos e ácidos utilizados podem ser extremamente perigosos de aplicar.

Concreto colorido

Você também pode adicionar manchas ao concreto ao adicionar novo concreto para um pátio. Esse tipo de mancha impregna completamente o concreto e passa a fazer parte dele. Os pedreiros geralmente incluem um pigmento no concreto quando o estampam para parecer tijolo, pedras de pavimentação ou calçadas de pedra natural, passarelas e calçadas.

Pin
Send
Share
Send