Como substituir um disjuntor

Pin
Send
Share
Send

Trocar um disjuntor existente por um novo disjuntor na caixa principal do disjuntor é uma tarefa muito simples, mas é melhor deixar para um profissional. Os disjuntores se conectam apenas aos fios quentes dos circuitos. Diferentemente da instalação de um novo circuito, ao substituir um disjuntor, os fios neutro e de aterramento já estão conectados às barras de neutro / terra, de modo que os fios quentes são as únicas conexões que precisam ser alteradas. Essas conexões diferem de acordo com o tipo de circuito: Os circuitos unipolares têm um fio quente; circuitos bipolares têm dois fios quentes. Uma das regras mais importantes para substituir um disjuntor é usar o tipo certo de disjuntor para o circuito e o painel de serviço principal (caixa do disjuntor).

crédito: Kameleon007 / iStock / GettyImages

Você deve substituir seu próprio disjuntor?

Substituir um disjuntor é uma tarefa para um eletricista licenciado. Não é um projeto difícil, mas há várias coisas que podem dar errado - coisas como eletrocussão e criação de situações em que sua casa está desprotegida contra riscos de incêndio. Como os disjuntores protegem sua fiação (e sua casa) contra sobrecargas, os disjuntores instalados incorretamente podem ser muito perigosos. Além disso, qualquer trabalho dentro do painel de serviço com a tampa da caixa do disjuntor (chamada de capa morta) removido expõe o trabalhador a corrente mortal das conexões do serviço utilitário.

Usando o disjuntor certo

Todos os disjuntores fazem a mesma coisa, mas não são intercambiáveis. Existem muitos fabricantes diferentes de painéis e disjuntores de serviço, e os disjuntores foram projetados especificamente para uso em determinados painéis. Além da compatibilidade de marca e modelo, os disjuntores devem ser do tipo certo e ter as mesmas classificações de voltagem e amperagem da fiação do circuito que estão protegendo. Um circuito projetado para serviços de 15 A devo tem um disjuntor de 15 A. A instalação de um disjuntor de 20 A em um circuito de 15 A cria um sério risco de incêndio.

Crédito: Eaton / Home Depot; Disjuntor monopolar.

A abordagem mais segura para escolher um disjuntor de reposição é usar exatamente o mesmo disjuntor que o original - a mesma marca, modelo de disjuntor e classificações de tensão e amperagem. Embora alguns disjuntores sejam anunciados como compatíveis com os painéis de outros fabricantes, é melhor usar o mesmo fabricante e o mesmo modelo ou linha de disjuntor. Também é importante observar que nem todos os disjuntores de um determinado fabricante são compatíveis com todos os painéis desse mesmo fabricante. Em caso de dúvida, é melhor consultar o fabricante diretamente.

A única mudança que às vezes é feita com um disjuntor de substituição é trocar um disjuntor padrão por um disjuntor GFCI (disjuntor de falha à terra) ou um disjuntor AFCI (disjuntor do circuito com falha de arco) para fornecer proteção de segurança adicional a todo o circuito.

crédito: Eaton / Home DepotDisjuntor de dois pólos.

Como substituir um disjuntor

Este é o processo básico que os eletricistas seguem para substituir um disjuntor de 120 ou 240 volts em um sistema elétrico doméstico. Por segurança, o trabalhador primeiro desliga o disjuntor principal e testa a voltagem antes de tocar em qualquer fio ou conexão de fio. Como precaução geral, os eletricistas sempre usam ferramentas isoladas ao trabalhar dentro de um painel.

Etapa 1 Desligue o disjuntor principal

Abra a porta do painel de serviço e desligue o disjuntor principal para cortar a energia de todos os circuitos de derivação. Lembre-se, porém, que este não desligue a energia dos terminais de serviço público dentro do painel.

Etapa 2 Remova a tampa do painel

Solte os parafusos que prendem a tampa frontal morta à caixa do painel. Levante a tampa da caixa para expor os disjuntores e a fiação do painel. Não toque em nada dentro do painel.

Etapa 3 Teste de potência

Teste a tensão em um dos disjuntores bipolares: Verifique se o disjuntor está ligado. Toque uma sonda de um testador de circuito de neon, testador de voltagem ou multímetro na barra de neutro e toque a outra sonda em cada um dos terminais quentes do disjuntor bipolar, um de cada vez. O testador deve indicar voltagem zero nos dois terminais quentes, confirmando que a energia está desligada nas duas barras quentes do painel.

Um testador de circuito de neon é um simples testador de tensão.

Etapa 4 Remova o disjuntor antigo

Segure as bordas interna e externa do disjuntor a ser substituído e gire o disjuntor em direção à parte externa do painel para liberá-lo da guia na barra de barramento. Deslize a borda externa do disjuntor para fora do clipe de retenção no painel para remover o disjuntor do slot. Nota: A configuração do disjuntor e os mecanismos de fixação podem variar.

Solte o (s) terminal (s) de parafuso no disjuntor e puxe o fio do circuito quente de cada terminal. Os disjuntores unipolares têm um fio quente (geralmente de cor preta). Os disjuntores bipolares têm dois fios quentes (um preto e um vermelho ou branco). Posicione cuidadosamente os fios para que as extremidades nuas não toquem em nada na caixa do disjuntor.

Etapa 5 Instale o novo disjuntor

Inspecione a extremidade de cada fio quente para garantir que ele esteja limpo e sem cobre, sem danos ou marcas de queimaduras. Se necessário, apare qualquer parte danificada e restrinja novamente o isolamento a cerca de 1/2 polegada (ou conforme indicado pelo fabricante do disjuntor).

Insira cada fio quente em um terminal quente no novo disjuntor e aperte firmemente o parafuso do terminal. O isolamento do fio deve ficar muito próximo ao terminal, mas não deve estar embaixo do terminal.

Para um disjuntor bipolar, conecte o segundo fio quente ao outro terminal do disjuntor; os dois terminais são intercambiáveis, mas é melhor usar a mesma configuração do disjuntor original.

Encaixe a borda externa do disjuntor no clipe de retenção no painel, gire a borda interna do disjuntor para baixo e pressione-a na guia do barramento quente até que o disjuntor se encaixe no lugar. O novo disjuntor deve estar nivelado com os disjuntores vizinhos. Verifique se o fio quente do disjuntor (ou fios) está dobrado ordenadamente em torno da borda da caixa do disjuntor.

crédito: painel Murray / Home DepotService sem disjuntores instalados. As barras de ônibus quentes são as duas tiras de metal "dentadas" no centro.

Etapa 6 Concluir o trabalho

Reinstale a tampa do painel, prendendo-a com seus parafusos. Desligue todos os disjuntores de derivação e, em seguida, ligue o disjuntor principal para restaurar a energia do painel. Ligue os disjuntores, um de cada vez, para restaurar a energia de cada circuito individual. Feche a porta do painel.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Dica PJ Como trocar um disjuntor (Março 2024).