Como propagar alecrim a partir de estacas

Pin
Send
Share
Send

Valorizado por suas propriedades culinárias e ornamentais, o alecrim sempre-verde (funcionários da Rosmarinus), resistente às zonas de resistência das plantas do Departamento de Agricultura dos EUA 8 a 10, cresce bem como uma planta de contêiner ou jardim. Rosemary prospera em pleno sol e solo bem drenado. Nativa da região do Mediterrâneo, existem muitas cultivares que variam em altura, cor de folhagem e flor, fragrância de folhas e hábito de crescimento. A melhor maneira de propagar o alecrim, principalmente para obter a cultivar desejada, é através de estacas.

Remoção de aparas

Pegue mudas quase sempre, exceto quando o alecrim estiver florescendo. Comece com uma planta saudável que não tenha pragas de insetos. Escolha um galho semi-maduro, com novo crescimento suave na ponta, mas começando a endurecer alguns centímetros abaixo do caule. Limpe as podadoras com um pano embebido em álcool para evitar a propagação de doenças. Tome estacas que medem cerca de 2 1/2 a 4 polegadas de comprimento. Corte algumas das folhas inferiores para deixar cerca de 1 polegada do caule nua. Não os retire, pois isso pode quebrar o caule. A área nua deve conter dois ou três nós de folhas (a área onde a folha se une ao caule). Novas raízes vêm do nó.

Preparando estacas

Imediatamente após o corte das folhas inferiores, mergulhe a área nua do caule no hormônio de enraizamento. Você deseja que a seiva das feridas frescas ainda esteja fresca, para que o hormônio de raiz se agarre às áreas e se dissolva para estar disponível para a absorção dos tecidos vegetais. Prepare recipientes de 2,5 cm de largura com orifícios de drenagem preenchidos com uma mistura de partes iguais de perlita umedecida e musgo de turfa. Faça um buraco no centro da panela com um lápis e insira a extremidade nua de 2,5 cm do corte de alecrim, firmando a mistura de raiz ao redor do fundo para manter o corte ereto.

Colocando estacas na raiz

Coloque os recipientes em uma área quente com luz indireta brilhante. Para um enraizamento mais rápido, coloque os vasos em um tapete de propagação, que mantém o solo quente. Mantenha o meio de enraizamento úmido, mas não encharcado, e nebulize as estacas ocasionalmente em dias quentes. As estacas geralmente formam raízes em duas a três semanas, mas podem levar até dois meses. Puxe suavemente o corte para testar o enraizamento. Se ele resiste ao movimento quando você puxa, está formando raízes.

Transplante de estacas

Quando se formarem raízes suficientes para manter o meio de enraizamento, transplante o corte enraizado em uma panela de 90 cm de largura com orifícios de drenagem. Use uma mistura de envasamento limpa e sem solo que contenha perlita ou vermiculita. Deixe cerca de 1 cm entre o topo do solo e a borda superior da panela para reter água. Coloque a panela de volta com luz indireta brilhante. Deixe a parte superior da mistura de envasamento de 1/4 de polegada secar entre as regas. Quando o corte começar a mostrar um novo crescimento, aperte a parte superior de 1/4 de polegada da parte superior do corte para que a planta se ramifique.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Como Fazer Mudas de Alecrim com Sucesso (Abril 2024).