Minha planta de manjericão está ficando amarela

Pin
Send
Share
Send

Chamado "o rei das ervas" pelos antigos gregos, manjericão (Ocimum basilicum) é uma planta anual fácil de cultivar, com folhagem distintamente perfumada e saborosa. Embora esse membro da família de hortelã exija geralmente muito pouca manutenção, você precisa fornecer os cuidados certos ou as folhas verdes escuras podem ficar amarelas. Várias doenças de plantas também podem causar folhas amareladas. Identificar a causa das plantas de manjericão amareladas pode ajudá-lo a aplicar o tratamento correto. Também há outros problemas que você pode encontrar ao cultivar manjericão.

Crédito: Igor Sokalski / iStock / Getty Images Um pedaço de manjericão crescendo em um jardim.

Problemas comuns com manjericão e suas causas

Aqui estão alguns dos sintomas mais comuns observados no manjericão, juntamente com suas causas mais prováveis. Você encontrará descrições detalhadas e soluções prováveis ​​para esses problemas, mais adiante neste artigo.

  • Folhas amareladas: uma ocorrência natural com a idade das plantas; deficiência de nutrientes também pode causar
  • Áreas marrons secas nas folhas: Sunscald
  • Folhas amareladas entre veias: Deficiência de potássio
  • Riscas marrom-amareladas a pretas nas hastes: Mancha bacteriana das folhas
  • Manchas marrons e listras nas hastes das plantas de manjericão: Doença fúngica
  • Folhas amarelando, murchando e caindo: Doença fúngica
  • Luz amarelada ao redor das principais veias das folhas: Sábio precoce de míldio; deficiência de potássio
  • Crescimentos pulverulentos acinzentados nas folhas: Míldio fofo
  • Folhas amarelas, retorcidas e atrofiadas: Vermes de nematóides

Necessidades básicas de manjericão

Manter o manjericão saudável e livre de doenças é em grande parte uma questão de atender às suas necessidades culturais: água, sol e nutrientes, conforme descrito abaixo.

Água e Sol

As plantas de manjericão no jardim precisam de cerca de 1,5 cm de água por semana para mantê-las saudáveis, mas regá-las de cima ou usar aspersores para regá-las pode levar a folhas amareladas. Molhar as plantas de cima pode respingar as superfícies das folhas, e a luz do sol batendo na água parada pode causar queimadura solar, exibindo manchas marrons secas nas folhas. Regar cuidadosamente as bases das plantas com uma mangueira de imersão ajuda a aliviar o problema, assim como as regas no final da noite ou no início da manhã.

O manjericão floresce em clima quente e requer pelo menos seis horas de sol por dia. Folhas mais velhas naturalmente fique amarelo, assim como as folhas próximas ao fundo da planta, onde elas não recebem luz solar suficiente. Ambas são ocorrências naturais, portanto você geralmente não precisa tomar nenhuma providência para corrigir o amarelecimento.

Necessidades de fertilizantes

Basil prefere solos ricos em nutrientes, cheios de matéria orgânica, e a planta pode fica amarelo se o solo não for fértil o suficiente. Antes de plantar, altere o solo com uma camada de composto de 10 a 15 cm e cerca de três litros de fertilizante 5-10-10 para cada 100 pés quadrados de espaço de plantio. Trabalhe o fertilizante e adubo nas seis polegadas superiores do solo. Vista lateral com aplicações de fertilizantes aproximadamente uma vez a cada 14 dias, usando cerca de um terço de xícara de fertilizante para cada 25 pés quadrados de área de cultivo. Espalhe o fertilizante perto das plantas de manjericão e regue levemente o solo.

Plantas de manjericão que sofrem de um deficiência de potássio freqüentemente desenvolvem áreas amarelas entre as veias das folhas. Aumente o potássio no solo com um fertilizante comercial de potássio, como muriato de potássio. Seguindo as instruções no rótulo do produto, polvilhe cerca de meia xícara de fertilizante com potássio por cada 100 pés quadrados de espaço para cultivo. Molhe levemente o fertilizante no solo.

Tratamento de doenças e pragas

Quando ocorrerem problemas de doenças ou pragas, trate-os rapidamente e esteja preparado para descartar gravemente doenças, folhas ou até plantas inteiras, se necessário.

Doenças bacterianas

Basil pode ser atacado por mancha bacteriana da folha, uma doença que causa água encharcada, listras marrom-amareladas a pretas em caules e manchas nas folhas. Esta doença ocorre quando Pseudomonas cichorii os fungos infectam o solo e o solo espirra nas plantas de manjericão durante as chuvas ou a rega. A mancha bacteriana das folhas é particularmente problemática durante o clima úmido e quente. Não existe cura para a doença bacteriana da mancha foliar; portanto, retire as folhas infectadas assim que as identificar. Ao podar, use tesouras ou tesouras que foram limpas com um pano embebido em álcool. Isso ajuda a evitar a propagação da doença. Você pode prevenir infecções regando as plantas nas bases das hastes para reduzir os salpicos.

Doenças Fúngicas

A murcha de Fusarium em manjericão causa folhas murchas que caem da planta.

Várias doenças fúngicas podem fazer com que as plantas de manjericão fiquem amarelas, com a murcha de fusarium e o míldio sendo duas das mais comuns. A murcha de Fusarium é causada por um fungo transmitido pelo solo (Fusarium oxysporum f. sp. basilicum) que ataca o tecido da planta dentro do caule que transfere água por toda a planta.

As plantas de manjericão normalmente crescem normalmente até atingirem entre 6 e 12 polegadas de altura. Depois disso, a doença causa manchas marrons e listras nas hastes das plantas de manjericão e também no amarelamento, folhas murchas e caindo. O primeiro sinal da doença do míldio é um ligeiro amarelecimento ao redor das principais veias nas folhas. Manchas marrons se formam dentro do tecido amarelo antes de se espalhar para cobrir folhas inteiras. As folhas também se desenvolvem crescimentos pulverulentos, acinzentados abaixo das áreas amarelas infectadas. As folhas doentes caem rapidamente da planta de manjericão.

Tratamento de doenças fúngicas

O míldio do manjericão eventualmente causa crescimentos acinzentados na parte inferior das folhas.

Os fungicidas não são uma boa opção para tratar doenças fúngicas do manjericão, recomenda a Extensão Cooperativa Clemson. Manter as folhas o mais secas possível e melhorar o fluxo de ar em torno das plantas de manjericão ajudam a controlar o míldio e a murcha do fusário. Certifique-se de que cada planta de manjericão tenha espaço suficiente ao redor para permitir ampla ventilação, o que ajuda a reduzir a umidade das folhas.

Espace as plantas de manjericão a 30 cm de distância e deixe 15 cm entre as linhas. Remova as plantas de manjericão doentes e quaisquer folhas caídas da área. Jogue os restos de plantas em uma lata de lixo coberta, em vez de deixá-los secar no chão - os esporos de fungos de ambas as doenças podem sobreviver no solo por muitos anos.

Nematóides Foliares

As plantas de manjericão podem atrair nemátodos de folhas de morango (Aphelenchoides fragariae), vermes microscópicos que se alimentam dentro das folhas de manjericão e inicialmente causam folhas amarelas, torcidas e atrofiadas. Os orifícios amarelados acabam ficando marrons e ocasionalmente caem da folha, deixando uma aparência de "buraco de tiro". Esse nematóide requer que a água parada permaneça nas superfícies das folhas, o que é outro motivo para uma rega cuidadosa. Nenhum controle químico está disponível para os jardineiros, portanto remova as plantas de manjericão afetadas e jogue-as em uma lata de lixo coberta.

Pin
Send
Share
Send