Como instalar uma dobradiça de ação dupla

Pin
Send
Share
Send

Também chamadas de dobradiças de salão, as dobradiças de ação dupla permitem que as portas se movam nas duas direções, enquanto uma haste de tensão traz a porta de volta à posição central. Em casa, as dobradiças de dupla ação são úteis para cozinhas, pois permitem que você use seu corpo para abrir a porta enquanto move a louça para frente e para trás da sala de jantar, por exemplo. No entanto, você pode instalar outras portas com dobradiças de dupla ação, mesmo aquelas com maçanetas e fechaduras tradicionais.

Como instalar uma dobradiça de ação dupla

Como uma dobradiça de ação dupla funciona

Uma dobradiça de ação dupla possui duas dobradiças conectadas. Assim como uma dobradiça normal, um lado se prende à moldura da porta e o outro lado à porta. A dobradiça "se desdobra" quando gira uma direção e opera como uma dobradiça normal quando gira na outra direção. Molas localizadas dentro das dobradiças aplicam tensão para puxar a porta de volta à posição central.

Preparando para instalar uma dobradiça de ação dupla

Antes de instalar uma dobradiça de ação dupla, remova a porta e as dobradiças existentes. Em seguida, examine a moldura da porta. Procure por tiras de madeira na parte superior e lateral que impeçam o movimento da porta. Remova-os, se aplicável.

Agora você precisa pensar sobre onde as dobradiças se assentam. Normalmente, uma dobradiça fica do lado de fora da moldura da porta. Mas quando existem duas dobradiças, você deve garantir que a peça de metal que conecta as duas dobradiças se encaixe na moldura da porta. Idealmente, uma dobradiça fica do lado de fora da moldura, à esquerda, e a outra fica do lado direito, sem a necessidade de ajustes na moldura da porta.

Mas com dobradiças muito pequenas, o fixador que se prende à moldura da porta não fica plano. Você pode corrigir isso potencialmente conectando as dobradiças ao batente da porta no lado da dobradiça da moldura da porta, em vez de remover o referido batente ou adicionando um pedaço de madeira adequado. No entanto, pode ser necessário cortar uma tira fina da própria porta para ajustá-la depois de prender a dobradiça dessa maneira. Por fim, dependendo do estilo da dobradiça de dupla ação que você compra, pode não ser necessário fazer nenhum ajuste.

Instalando a dobradiça de ação dupla

Depois que você souber que o fixador de metal pode ficar apoiado na moldura da porta, meça 3 polegadas da parte superior da moldura da porta para marcar onde descansará a parte superior da primeira dobradiça dupla e 7 polegadas da parte inferior da moldura para marcar onde a parte inferior da segunda dobradiça descansará. Como você precisa de uma folga acima da porta, meça aproximadamente 2,75 polegadas da dobradiça superior (para obter melhores resultados, meça a altura da porta e compare-a com a altura da moldura da porta para calcular uma folga superior e inferior ideal). Guarde a medida da porta inferior para mais tarde.

Observe que as dobradiças de ação dupla vêm em conjuntos de dois (tráfego leve a moderado) ou três (tráfego intenso ou uma porta pesada). Se você precisar instalar três dobradiças, a terceira dobradiça deve estar localizada a cerca de 8 a 10 cm da borda inferior da dobradiça superior.

Depois de alinhar a dobradiça com cada marca, use um nível para confirmar a retidão. Em seguida, use um lápis para marcar os orifícios dos parafusos na moldura da porta e da dobradiça superior da porta. Faça furos piloto e enrosque a dobradiça na moldura da porta.

Idealmente, você pode pedir a um ajudante para segurar a porta com firmeza (apoiando-a sobre algumas peças de madeira, se necessário), enquanto aparafusa a dobradiça superior na porta. Enquanto ainda estiver apoiando os pedaços de madeira, coloque a dobradiça inferior contra a porta e marque os orifícios dos parafusos com um lápis. Em seguida, faça os furos piloto e prenda os parafusos. Agora as dobradiças devem poder suportar o peso da porta por conta própria.

Ajustando a barra de tensão

As molas dentro das dobradiças determinam a quantidade de esforço necessário para abrir uma porta de ação dupla, bem como o tempo necessário para a porta retornar ao centro e parar de girar.

A tensão é ajustada usando uma chave Allen ou pino de metal para apertar ou afrouxar a mola. Inserir um pino ou parafuso mantém a tensão desejada constante.

Dobradiças de dupla ação podem ser instaladas com a tensão para cima ou para baixo. Refere-se ao ponto de ajuste voltado para o teto ou o piso. Se instalar portas duplas com dobradiças de ação dupla, encaixar as dobradiças de uma porta com tensão para cima e as dobradiças da porta oposta com tensão para baixo tendem a ajudá-las a funcionar sem problemas.

Pin
Send
Share
Send